Com curadoria de Baba Vacaro e Claudia Moreira Salles, projeto Bordando Design tem produtos criados por profissionais e executados pelas mulheres do grupo Maria, Maria, formado por mães de crianças portadoras de doenças cardíacas. As peças serão expostas e leiloadas em São Paulo
Por Vanessa Lima
Cadeira criada por Marcelo Rosenbaum
Maria, Maria. A famosa canção de Milton Nascimento, que representa a garra da mulher brasileira, dá nome ao programa de apoio às mães das crianças portadoras de doenças cardíacas, da ACTC(Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração). O objetivo é incentivar o desenvolvimento de habilidades artesanais, para que elas ganhem mais autoestima e se socializem. E foi pelas mãos dessas mulheres que criações exclusivas de 15 designers renomados, como Marcelo Rosenbaum, Fernando e Humberto Campana e Baba Vacaro, tomaram forma, no projeto Bordando Design.
A luminária tem a assinatura de Baba Vacaro
A ação reuniu um grupo de profissionais do design contemporâneo para elaborar produtos inéditos ou adaptados para a inserção do bordado. As ideias foram passadas para as mães do grupo Maria, Maria, que as executam. A experiência proporciona uma troca entre design e artesanato, além de permitir a integração entre os profissionais e a cultura popular. A curadoria é das designers Claudia Moreira Salles e Baba Vacaro. “A partir do sucesso do primeiro projeto que unia o trabalho de artistas plásticos com o bordado das mães da associação [Em 2007, foi realizada uma primeira versão da ideia, o Bordando Arte, com a participação de 58 artistas plásticos], pensaram na possibilidade de transferi-lo para o design”, conta Baba, ao site de Casa e Jardim. “Claudia me convidou para conhecer e, assim, começamos a pensar em como viabilizar o bordado com o projeto de produtos”, completa.
EXPOSIÇÃO E LEILÃO
Todos os trabalhos das mães da ACTC serão apresentados na galeria Vermelho, em São Paulo, no dia 11 de outubro. Depois, as peças únicas serão vendidas por meio de um leilão, que terá a renda revertida para a Associação.
EXPOSIÇÃO E LEILÃO
Todos os trabalhos das mães da ACTC serão apresentados na galeria Vermelho, em São Paulo, no dia 11 de outubro. Depois, as peças únicas serão vendidas por meio de um leilão, que terá a renda revertida para a Associação.
O design dos banquinhos é de Sergio Rodrigues
À esq., o projeto de Claudia Moreira Salles e, à dir., luminária de Jun Sakamoto e Ana Claudia Bento dos Santos
Luminária assinada por Fernando e Humberto Campana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prazer tê-lo como visitante.
Seja bem vindo, deixe seu comentário, envie perguntas e tire suas dúvidas. Abraços.
Algecira Castro