JOGOS AMERICANOS
Viver! E não ter a vergonha De ser feliz Cantar e cantar e cantar A beleza de ser Um eterno aprendiz... Eterno Aprendiz/Gonzaguinha
PARA REFLEXÃO
"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida"
"Não existe jardim completo e perfeito. E sim, a vontade de tornarmos melhores jardineiros" Raul Cânovas
"A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda." Confúcio
"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo." Mahatma Gandhi
"Não existe jardim completo e perfeito. E sim, a vontade de tornarmos melhores jardineiros" Raul Cânovas
"A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda." Confúcio
"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo." Mahatma Gandhi
Visitantes, minhas saudações.
sábado, 29 de outubro de 2011
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
JOGOS AMERICANOS COM FLORES.
Borda
na borda da alma
mulher borda flores
pano agulha linha
destreza na palma
na borda da janela
borboleta observa
Úrsula Avner
Com tecido, linha, fita e imaginação fazemos de tudo. E o resultado? Confira e dê sua opinião.
sábado, 22 de outubro de 2011
COMO SURGIU O BORDADO.
História do bordado
Publicado em 20/07/2011 by Redação, nas categorias Almanaque Brasil Cultura, Cultura, Destaques, Folclore, Históriae com as tags Cultura Brasileira,História.
A história do bordado origina-se com o bordado ponto cruz, cujos registros históricos remontam na pré-história. No tempo em que os homens moravam em cavernas, o ponto cruz era usado na costura das vestes, feitas de peles de animais. As agulhas eram feitas de ossos e no lugar das linhas eram usadas tripas de animais ou fibras vegetais..
Existem relatos de que o bordado seja tão antigo quanto a humanidade e de que o bordado com aplicações já era apreciado pelo homem há 30 mil a.C. A base disso seria um fóssil, encontrado na Rússia, que tinha as vestes adornadas com grânulos de marfim.
Como a maioria das outras artes têxteis e dos trabalhos com agulhas, várias técnicas da arte dos bordados surgiram no Oriente Médio.A arte dos bordados manuais com suas variadas técnicas, ainda é bastante utilizada nos dias atuais em todo o mundo.
No início do século XX, surgiu o bordado a máquina. Feito em máquina de costura doméstica reta a pedal, que ainda é utilizado. Mas, este tipo de bordado requer bastante trabalho por parte do bordador, que tem de movimentar braços e pernas para bordar e tem pouco rendimento comparado a outras formas de bordar. Na década de 50 surgiu o bordado em máquina de costura zig-zag industrial, garantindo uma produtividade maior. Exigindo do bordador, entretanto, mais habilidade e agilidade, pois o movimento do bastidor tem que ser feito de forma manual.
Acompanhando a evolução tecnológica no mundo, na década de 80 surgiram as bordadeiras eletrônicas profissionais e industriais. Acompanhadas de softwares de criação aliaram ao antigo prazer de bordar a facilidade, a praticidade, a produtividade e a elevação da renda. Desde seu surgimento, as bordadeiras eletrônicas e os softwares de criação de bordados têm sido aprimorados constantemente. A cada ano surgem novos modelos com mais recursos para facilitar o trabalho dos bordadores. A partir das bordadeiras eletrônicas cresceu muito o número de homens envolvidos no trabalho de bordados, tanto na parte de software quanto na operação das máquinas.
O bordado industrial como o próprio nome já diz é dirigido à indústria da confecção. Com máquinas que produzem múltiplos bordados iguais ao mesmo tempo. Essas máquinas são encontradas em grandes confecções ou empresas de bordados que normalmente prestam serviços somente para clientes com grandes produções.
No trabalho com bordados profissionais dispõe-se de um grande e variado campo de trabalho. Para muitas pessoas é a oportunidade de iniciar seu próprio negócio, mesmo sem experiência. Para outras a possibilidade de incrementar sua empresa de confecção. O bordado profissional é um negócio que pode ser iniciado em casa, como empresa informal, o que facilita muito a oportunidade de trabalho pois minimiza os custos. A área de atuação é vasta, pode-se prestar serviços de bordados personalizados para particulares como: bordados de nomes em toalhas, fraldas, camisetas, lençóis, etc. Pode-se também prestar serviços de personalização de uniformes para empresas, escolas, camisetas de grupos ( turismo, igrejas, estudantes, terceira idade); É possível também montar quiosques de bordados em shopping, supermercado ou aeroporto ou ainda prestar serviços de personalização para pequenas empresas de confecção.
O bordado é uma arte milenar que, mesmo tendo passado por várias transformações nos seus processos de fabricação, não perdeu a sua essência e através dos avanços tecnológicos tornou-se uma excelente fonte de renda.
Simone Batista de Miranda Rebouças
domingo, 16 de outubro de 2011
Design e bordado: juntos, por uma boa causa
Com curadoria de Baba Vacaro e Claudia Moreira Salles, projeto Bordando Design tem produtos criados por profissionais e executados pelas mulheres do grupo Maria, Maria, formado por mães de crianças portadoras de doenças cardíacas. As peças serão expostas e leiloadas em São Paulo
Por Vanessa Lima
Cadeira criada por Marcelo Rosenbaum
Maria, Maria. A famosa canção de Milton Nascimento, que representa a garra da mulher brasileira, dá nome ao programa de apoio às mães das crianças portadoras de doenças cardíacas, da ACTC(Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração). O objetivo é incentivar o desenvolvimento de habilidades artesanais, para que elas ganhem mais autoestima e se socializem. E foi pelas mãos dessas mulheres que criações exclusivas de 15 designers renomados, como Marcelo Rosenbaum, Fernando e Humberto Campana e Baba Vacaro, tomaram forma, no projeto Bordando Design.
A luminária tem a assinatura de Baba Vacaro
A ação reuniu um grupo de profissionais do design contemporâneo para elaborar produtos inéditos ou adaptados para a inserção do bordado. As ideias foram passadas para as mães do grupo Maria, Maria, que as executam. A experiência proporciona uma troca entre design e artesanato, além de permitir a integração entre os profissionais e a cultura popular. A curadoria é das designers Claudia Moreira Salles e Baba Vacaro. “A partir do sucesso do primeiro projeto que unia o trabalho de artistas plásticos com o bordado das mães da associação [Em 2007, foi realizada uma primeira versão da ideia, o Bordando Arte, com a participação de 58 artistas plásticos], pensaram na possibilidade de transferi-lo para o design”, conta Baba, ao site de Casa e Jardim. “Claudia me convidou para conhecer e, assim, começamos a pensar em como viabilizar o bordado com o projeto de produtos”, completa.
EXPOSIÇÃO E LEILÃO
Todos os trabalhos das mães da ACTC serão apresentados na galeria Vermelho, em São Paulo, no dia 11 de outubro. Depois, as peças únicas serão vendidas por meio de um leilão, que terá a renda revertida para a Associação.
EXPOSIÇÃO E LEILÃO
Todos os trabalhos das mães da ACTC serão apresentados na galeria Vermelho, em São Paulo, no dia 11 de outubro. Depois, as peças únicas serão vendidas por meio de um leilão, que terá a renda revertida para a Associação.
O design dos banquinhos é de Sergio Rodrigues
À esq., o projeto de Claudia Moreira Salles e, à dir., luminária de Jun Sakamoto e Ana Claudia Bento dos Santos
Luminária assinada por Fernando e Humberto Campana
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Meu trabalho foi classificado em 1º lugar na rede social http://stitchinfingers.ning.com
Em Busca da Beleza
"...Da Perfeição segui em vã conquista,
Mas vi depressa, já sem a alma acesa,
Que a própria idéia em nós dessa beleza
Um infinito de nós mesmos dista. ..."
Assinar:
Postagens (Atom)